Procura-se esta orquídea!

Feb 3, 2024

Desta vez procuramos uma orquídea. Chama-se Satirião-macho e tem o nome científico Orchis mascula. Esta espécie não é confundível com outra (mesmo sem ter as flores), pois as folhas t|em a característica de serem manchadas. Os pontos escuros nas folhas do exemplar da foto não são doença, nem defeito, são típicos do Satirião-macho.

A planta é muito rara no Sudoeste, embora existem registos para os concelhos de Monchique e Aljezur. Eventualmente também ocorre em Odemira. Procura-se esta orquídea nos sítios mais frescos de barrancos entre rochas com musgos.

Quem pensa ter encontrado esta Orchis mascula, por favor, tire foto e ponto GPS. Depois é só enviar um e-mail com estas informações para a nossa associação floresta.aljezur@gmail.com.
Obrigado!

Zimbral for LIFE

Zimbral for LIFE

A nossa associação RWSW Rewilding Sudoeste é parceiro no projeto Zimbral for LIFE. O objetivo principal é melhorar o estado de…

Festa da Floresta

Festa da Floresta

A Festa da Floresta deste ano foi dedicado à inauguração da Área Protegida Privada Vale (APP) das Amoreiras. Na parte de manhã do dia 30…